Ministra recebe secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos (SP)
José Galízia Tundisi, ex-presidente do CNPq, destacou a importância do conhecimento para o desenvolvimento do país
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, recebeu nesta terça-feira (22), em Brasília, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade de São Carlos (SP), José Galízia Tundisi, ex-presidente do CNPq (1995 a 1998), que apresentou a programação da Semana Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação do município e da I Conferência de C,T e I, que vão acontecer simultaneamente entre os dias 17e 21 de outubro deste ano.
“Eu vim fazer um convite para Ministra participar da cerimônia de abertura e conhecer a cidade de São Carlos.
Lá nós temos um doutor para cada 100 habitantes”, disse.
“Com a Conferência queremos consolidar o papel da cidade na formação de conhecimento.
Nós esperamos que São Carlos seja um modelo de inspiração e exemplo para outros municípios do país”.
O secretário também lembrou que a cidade possui um campus da USP, tem a UFSCAR e a Embrapa que ajudam na formação do conhecimento no país.
O secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital, Henrique Miguel, lembrou que no município tem muitas empresas que são beneficiadas com os programas do MCTI como a Lei do Bem, a Lei de TICs, a Lei de Informática.
“São empresas que estão crescendo e se desenvolvendo em diversas áreas de saúde e tecnologia”, disse o secretário.
“Vamos cada vez mais promover a experiência da cidade de São Carlos para que outros municípios se inspirem neste sucesso”, enfatizou a ministra Luciana Santos.
Por fim, o ex-presidente do CNPq ressaltou o papel da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do país.
“Todas as indicações são de que se você não tiver a possibilidade de promover a inovação e o processo de pensar o país de uma forma avançada e integrar mais ciência, tecnologia na educação e no desenvolvimento tecnológico o país não vai avançar.
Então é fundamental para a transformação social que ciência e tecnologia sejam promovidas ao máximo que se puder no ponto de vista de apoio de e função como mudar o país em termos de transformação social”, disse.
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação