Comissão da Mulher realiza 1º Encontro Aberto e lança pesquisa para compreender desafios enfrentados
Evento contou com a participação de cerca de 70 profissionais de diversas confederações
A Comissão da Mulher do COB realizou nesta quinta-feira, 20, seu 1º Encontro Aberto, tendo como convidados os representantes das confederações que atuam no desenvolvimento do esporte feminino nas modalidades olímpicas e pan-americanas.
A iniciativa teve o objetivo de estimular a troca de conhecimento e boas práticas entre as entidades, além de promover integração entre a rede de profissionais envolvida com a promoção da Mulher no Esporte.
Além de palestra introdutória realizada pela medalhista olímpica Isabel Swan, elencando os avanços da área Mulher no Esporte do COB, que completou 2 anos em junho, também foi lançada uma pesquisa para compreender os processos de formação, inserção e permanência na carreira das treinadoras brasileiras.
O questionário é parte de um Acordo de Cooperação Técnica entre COB e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
A parceria visa auxiliar as áreas Mulher no Esporte e Desenvolvimento Esportivo a traçar estratégias específicas para o aumento do número de mulheres treinadoras no contexto do esporte do rendimento esportivo.
O Encontro também contou com apresentação da atleta olímpica Elisângela Maria, que compartilhou como o Comitê Feminino da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), do qual ela é coordenadora, tem atuado, inclusive com suporte do Edital de Desenvolvimento do Esporte Feminino do COB.
Houve também apresentação de Camila Cardoso, Líder de Ciências do Esporte da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), abordando as inciativas da confederação para capacitação de mulheres nas funções de gestora, treinadora e árbitra.
A área de Desenvolvimento da Vela Feminina da CBVela foi representada por Martha Rocha, gestora e treinadora da classe 49FX (classe das bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze).
Posteriormente, a atleta olímpica Joanna Maranhão compartilhou os resultados de sua pesquisa de mestrado em Ética Esportiva e Integridade relacionado à promoção do esporte seguro, segundo sua atuação como coordenadora no Sports & Rights Alliance.
Por último, o Encontro contou com apresentação do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) sobre o Programa Esporte Seguro para Organizações, que visa contribuir para uma cultura de prevenção, reconhecimento, enfrentamento e adoção de boas práticas no ambiente esportivo, além de incentivar campanhas educativas por meio da parceria com diferentes organizações.
O Encontro foi realizado em formato virtual e contou com a participação de 70 profissionais do esporte, de 36 confederações, incluindo presidentes, vice-presidentes e gestores esportivos.
Fonte: Comitê Olímpico do Brasil