MCTI vai investir R$ 60 milhões no novo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA TECH)
A seleção dos alunos para o curso ocorrerá, principalmente, a partir do desempenho dos estudantes em olimpíadas do conhecimento, entre elas, a OBMEP
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vai investir R$ 60 milhões no novo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA TECH), no Porto Maravilha, no Rio de Janeiro (RJ).
O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (10), pela ministra Luciana Santos, durante assinatura de protocolo para estabelecer o primeiro programa de graduação em matemática aplicada à tecnologia e à inovação do IMPA, organização social vinculada ao MCTI. O Ministério da Educação (MEC), a Prefeitura do Rio de Janeiro e o IMPA também rubricaram o documento.
Em sua fala, a ministra lembrou que a seleção para o curso ocorrerá, principalmente, a partir do desempenho dos estudantes em olimpíadas do conhecimento, entre elas, a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), promovida pelo IMPA desde 2005. “Hoje, quem conquista uma medalha pode participar do Programa de Iniciação Científica Júnior e concorrer a bolsas também no curso de graduação”, explicou a ministra. “Isso é muito importante, porque a matemática é o primeiro passo para o desenvolvimento científico e para a inovação tecnológica. A matemática é a base de todas as ciências”, completou.
A ministra falou ainda sobre a importância da Olimpíada para a transformação de vidas e lembrou do papel fundamental da matemática na vida de seu pai. “Tem esse papel de garantir acesso da juventude que pode ver seu sonho realizado. São milhares de estudantes que tiveram oportunidades de construir historias de sucesso. Meu pai, filho de operário metalúrgico, filho da periferia do Recife, se destacava pela matemática e, com isso, traçou perspectiva diferenciada para a vida dele”, recordou.
Outro ponto destacado pela ministra foi a importância do IMPA TECH para elevar os índices de inovação da economia. “Não podemos ser o 13º país em produção científica, sem que isso se transforme em inovação. Essa é a grande missão que precisamos cumprir. Vamos, dia a dia, encontrar solução para o desenvolvimento do país em bases sustentáveis e tecnológicas”, disse.
Oportunidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou que, quando criou a Olímpiada de Matemática, ouviu que alunos não estariam interessados nessa matéria e, ao defender a iniciativa, elencou números que mostram o sucesso do programa. “No primeiro ano de inscrições, foram 10 milhões de crianças, no segundo ano, 14 milhões. Chegamos a ter 19 milhões de meninos e meninas. O que falta muitas vezes é oportunidade de fazer”, afirmou.
O presidente também foi enfático ao defender a importância da Educação para o país. “Muita gente acha que estamos gastando fazendo faculdade, mas tudo que você faz que traz resultado benéfico para as pessoas, União, estados e municípios é investimento. E não tem investimento mais barato do que educação”, avaliou.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, também celebrou a iniciativa. “Quando falamos da faculdade de matemática, são as mentes mais brilhantes desse país que vão vir pra cá, estudar aqui, morar aqui e vão ajudar, a partir daqui, a construir um Brasil melhor, que acredita no seu potencial e na capacidade de fazer, em um Brasil que tem capacidade de criar e de ter pensamento próprio”, disse.
Curso
O curso de bacharelado em matemática está previsto para começar em março de 2024. Com duração de quatro anos e aulas gratuitas, o programa combina formação multidisciplinar inovadora com experiência prática na resolução de problemas nas empresas e órgãos públicos. Ao todo, 100 estudantes serão selecionados anualmente para a graduação e contemplados com uma bolsa de estudos.
Fonte: Site Ministério da economia