Explosão destrói barragem de usina na Ucrânia e inunda cidade
Um ataque destruiu, na madrugada desta terça-feira (6), a barragem de uma usina hidrelétrica da Ucrânia, causando inundações em Kherson.
A estrutura está localizada ao sul ucraniano, em uma região de disputa e atualmente controlada pela Rússia.
Os dois países trocam acusações sobre quem foi o responsável pelo ataque.
Evacuação
A explosão resultou em evacuações em massa e cortou o abastecimento de água e energia elétrica na região. Segundo agências de notícia locais, mais de 20 mil pessoas precisaram ser retiradas da área, e Kiev emitiu um alerta para inundações generalizadas.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, convocou reunião de emergência com os chefes de segurança, em razão da gravidade do ataque. Segundo o governo de Kiev, a destruição da estrutura pode inundar até 80 municípios.
“A destruição da barragem da usina hidrelétrica de Kakhovka apenas confirma para o mundo inteiro que eles devem ser expulsos de todos os cantos do território ucraniano. Nem um único metro deve ser deixado para eles, porque eles usam cada metro para o terror”, escreveu.
O nível da água subiu cinco metros depois da explosão, deixando ilhas fluviais submersas. O governo da Ucrânia informou que moradores da região do Rio Dnipro estão deixando suas casas.