O prazo de inscrições para o edital de seleção de textos para a 65ª edição da revista Filme Cultura, lançado pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV), se encerra em 28 de agosto.
O novo número da publicação voltada à divulgação, reflexão e debate sobre o audiovisual brasileiro terá como temática “Cinema Mais: o Audiovisual LGBTQIA+” "É muito simbólica a retomada da revista Filme Cultura neste momento de reconstrução do Ministério da Cultura.
A 65ª edição é ainda mais significativa por abordar a temática do audiovisual LGBTQIA+, visto que as políticas da Secretaria do Audiovisual também olham para as questões de gênero.
Ampliar o diálogo sobre o tema e estimular o debate se mostra mais importante do que nunca”, comenta a secretária da SAV, Joelma GonzagOs textos devem ser escritos por pessoas que se apresentem, obrigatoriamente, como autoras.
Devem ser inéditos ou derivados de um anterior, porém trazendo novos dados ou abordagens. Os interessados podem se cadastrar gratuitamente no sistema Mapas Cultura.
A chamada pública tem como objetivo estimular a discussão de pautas relacionadas à cultura e à diversidade de gênero e de sexualidade em nosso país.
Propostas que apresentem quaisquer formas de preconceito de origem, raça, etnia, gênero, cor, idade ou outras formas de discriminação serão desclassificadas.
Dados e críticas
Os textos podem ser produzidos para as seguintes seções da revista:
Observatório da Política Audiovisual (OPA): apresenta dados de políticas públicas relacionados ao tema da edição;
Peneira Digital: apresentação de sites, aplicativos, canais – e outras plataformas – relevantes sobre o tema tratado na publicação;
E Agora?: entrevista curta com personalidade do cinema e do audiovisual relacionada ao assunto da edição;
Atualizando: aborda novas tecnologias e cinema;
Um Filme: crítica cinematográfica de um longa-metragem brasileiro. O filme deve ter relação com a temática da revista;
Lá e Cá: relaciona o cinema nacional com o internacional, podendo abordar diversos aspectos da cultura audiovisual - filmes, críticas, pesquisas, livros etc.
Outro Olhar: busca abordar diversos aspectos da relação entre o cinema e as demais áreas;
Perfil: pesquisa e descrição sobre uma personalidade histórica do cinema nacional. A partir do número 62, passa a ser escrita pela própria personalidade, trazendo um tom íntimo à construção do segmento;
Curtas: fala sobre o universo do curta-metragem brasileiro – os filmes, circuitos de exibição etc.;
Um Livro: críticas de livros sobre audiovisual;
Entrevistas: perguntas e respostas com personalidade do cinema e do audiovisual relacionadas ao tema da revista;
Artigos: os textos devem abordar de forma mais profunda e inovadora a temática da edição de cada revista. Os artigos deverão ser escritos por pesquisadores, acadêmicos, especialistas e críticos.
Pensamento crítico
Criada em 1966, a revista Filme Cultura é uma publicação emblemática para a difusão do pensamento crítico sobre o audiovisual brasileiro, com artigos a respeito de estética e técnica cinematográfica, ensaios, reportagens, entrevistas, legislação e material iconográfico. A primeira fase foi até 1988, com 48 edições, além de duas especiais sobre os festivais de Cannes e Berlim.
Ao longo de sua história, por várias razões, a revista foi interrompida. Voltou a circular em 2016, por iniciativa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), com o lançamento dos números 62 e 63, a respeito do cinema infantil e de mulheres - as edições 60 e 61 abordaram o cinema de gênero e o de animação.
Na época, a Filme Cultura passou a valorizar a democratização e a pluralidade de vozes, incentivando a reflexão e a crítica. A partir daí, lança uma chamada pública de seleção de textos para cada edição.
O próximo número da revista é o 64, com produção suspensa desde 2018 e retomada pela SAV. A temática será Cinemas Negros e o lançamento será em novembro.
O edital se encontra disponível aqui.
O acervo completo da revista pode ser acessado em: http://revista.cultura.gov.br/