Jornal o Centro -  O Epicentro das Notícias
Jornal o Centro - O Epicentro das Notícias
Friday, 18 Aug 2023 00:00 am
Jornal o Centro -  O Epicentro das Notícias

Jornal o Centro - O Epicentro das Notícias

O Campeonato Mundial de Atletismo, em Budapeste (HUN), é a grande atração do fim de semana esportivo.  Mas, o Brasil também subirá no tatame de Zagreb, na Croácia, para mais uma etapa de Grand Prix.

E o Canal Olímpico do Brasil acompanhará as disputas no sábado e no domingo.  Ainda teremos atletas brasileiros em busca de vitórias e medalhas no tênis, tiro com arco e vôlei de praia.

Confira os principais destaques do fim de semana:

ATLETISMO

Com uma delegação formada por 55 atletas (30 mulheres e 25 homens), o Brasil inicia a partir deste sábado, dia 19, sua campanha no Campeonato Mundial de Atletismo.

A competição acontecerá até o dia 27 em Budapeste, na Hungria.  Os principais destaques da equipe nacional são Alison dos Santos, ouro no Campeonato Mundial do Oregon-2022 e bronze na Olimpíada de Tóquio-2021, na prova dos 400 m com barreiras, e Caio Bonfim, medalha de bronze nos 20 km marcha atlética no Mundial de Londres-2017.

Darlan Romani é campeão mundial indoor do arremesso do peso em Belgrado, na Sérvia, em 2022.  A primeira prova em disputa com a presença de brasileiros será a marcha atlética 20km, justamente com Caio Bonfim e Max Santos.

JUDÔ

O Canal Olímpico do Brasil e o Youtube do COB exibem no sábado e domingo, a partir das 11h55 (horário de Brasília) as disputas da etapa de Zagreb, na Croácia, do Grand Prix de judô.

Depois de um primeiro dia positivo, com duas medalhas de ouro, com Jéssica Pereira (52kg) e William Lima (66kg), o Brasil voltará ao tatame em busca de mais conquistas. 

Os seguintes atletas estarão em ação:

Feminino

63kg - Gabriella Mantena 

63kg - Ketleyn Quadros 

70kg - Aléxia Castilhos 

70kg - Luana Carvalho 

78kg - Karol Gimenes 

78kg - Samanta Soares 

+78kg - Victoria Oliveira 

Masculino

73kg - Michael Marcelino 

81kg - Eduardo Yudy Santos 

81kg - Guilherme Schimidt 

90kg - Giovani Ferreira 

90kg - Rafael Macedo 

100kg - Leonardo Gonçalves 

100kg - Rafael Buzacarini 

+100kg - Juscelino Nascimento Jr

TIRO COM ARCO

Líder do ranking mundial, Marcus D’Almeida vai em busca de seu segundo título da etapa de Paris da Copa do Mundo de tiro com arco.

Atual campeão do torneio, o brasileiro se classificou para a semifinal da competição individual. O Brasil está em mais uma semifinal da etapa de Paris da Copa do Mundo de tiro com arco.

Líder do ranking mundial e atual campeão do torneio, o brasileiro venceu quatro jogos nesta sexta-feira (18) para se garantir na disputa por medalha. Nas semis, encara o sul-coreano Lee Woo-seok. O duelo acontece no domingo, dia 20.

VÔLEI DE PRAIA

Nove duplas, sendo seis no feminino e três no masculino, representam o Brasil na etapa de Hamburgo (ALE) do Circuito Mundial de vôlei de praia.

São elas: Ágatha/Rebecca, Duda/Ana Patrícia, Bárbara Seixas/Carol Solberg, André/George, Pedro Solberg/Guto, Vitor Felipe/Renato, Andressa/Vitoria, Talita/Thâmela e Tainá/Vic são as outras parcerias brasileiras na competição. No sábado serão disputadas as oitavas e as quartas de final e no domingo as semifinais e as finais. 

VÔLEI

A cidade de Recife será o palco do Campeonato Sul-americano feminino de vôlei, a partir deste sábado, dia 19 até 23. O Sul-Americano reúne cinco equipes - Brasil, Colômbia, Argentina, Peru e Chile - e é disputado em pontos diretos, com as equipes jogando entre si. A seleção que conseguir o maior número de vitórias fica com o título. 

O Brasil disputa a competição com suas principais jogadoras: as levantadoras Macris e Roberta, as opostas Kisy, Rosamaria e Tainara; as ponteiras Gabi, Maiara Basso, Pri Daroit e Julia Bergmann; as centrais Thaisa, Carol e Diana; e as líberos Nyeme e Natinha.

O técnico José Roberto Guimarães permitiu levar força máxima para o torneio. O principal motivo para a decisão do treinador é a disputa do Pré-Olímpico, a ser realizada entre os dias 16 e 24 de setembro, no Japão.

A equipe encara as donas da casa, Argentina, Porto Rico, Peru, Turquia, Bélgica e Bulgária. Dois países obterão vaga em Paris 2024.