Reinstalado nesta quinta-feira (17) pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Comitê Interministerial de Tecnologia Assistiva (CITA) realizou a primeira reunião que aprovou a participação de quatro novos ministérios.
Para o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda, a entrada dos ministérios do Esporte; Comunicações
Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e do Trabalho e Emprego dará novo impulso ao comitê.
“O Comitê de Tecnologia Assistiva ganhará fôlego com a transversalidade. É importante a participação de todos neste processo”, disse.
De acordo com a diretora de Tecnologia Social, Economia Solidária e Tecnologia Assistiva do MCTI, Sônia da Costa, o decreto será alterado para formalizar a nova composição. “Pretendemos apresentar o decreto já alterado no lançamento do Plano Viver Sem Limite 2.”
Criado em 2021, o Plano Nacional de Tecnologia Assistiva passará por uma revisão para contemplar as contribuições do comitê interministerial, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da sociedade civil.
A expectativa é que o novo plano seja apresentado no dia 3 de dezembro, quando é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.