A secretária de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Guila Calheiros, visitou nesta segunda-feira (7), em Pernambuco, o Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-LITPEG) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Positiva do Complexo Industrial da Saúde 4.0 (INCT TEC.SIS 4.0).
Vinculadas à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), as instituições industriais em inovação nos setores de petróleo, energia renovável e saúde.
Durante as visitas, o secretário conversou com o investigador, conheceu os laboratórios e falou sobre as linhas prioritárias de ação do ministério.
Criado em 2019, o I-LITPEG objetiva integrar indústria e academia para o desenvolvimento de novas tecnologias na cadeia produtiva do petróleo, gás natural, biocombustíveis e energia renovável.
Em maio de 2023, foi credenciado como unidade Embrapii.
“Todo o trabalho da equipe da UFPE vem consolidando o I-LITPEG como referência no Nordeste.
Eu pude conhecer os laboratórios, toda sua equipe e a estratégia do instituto como líder na região na produção do conhecimento e tecnologias para a indústria na área de energia”, disse o secretário.
Já o INCT TEC.SIS 4.0 visa criar novas tecnologias e produtos com uso de tecnologias profundas nas áreas de biotecnologia, nanotecnologia, ciências farmacêuticas e de materiais, robótica aplicada à saúde e manufatura aditiva, gerando materiais avançados para saúde genuinamente brasileiros.