Apoiadas pelo projeto Time Rio, uma parceria entre o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, a dupla de vôlei de praia Bárbara Seixas e Carol Solberg vem se destacando nas competições internacionais em 2023. Em julho, as cariocas foram campeãs nos Challenge de Edmonton, no Canadá, e de Espinho, em Portugal.
O terceiro pódio da temporada veio em abril, quando elas ficaram com a prata no Challenge de Itapema (SC).
O projeto Time Rio também conta com a participação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e beneficia um total de 60 atletas de alto rendimento do Rio de Janeiro, sendo 35 olímpicos, com bolsas mensais para apoiar na preparação para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Santiago, em 2023, e para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024.
O Centro de Treinamento do COB, localizado no Parque Olímpico da Barra, é uma base constante para o treinamento dos atletas do Time Rio.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados do Time Rio até o momento. Através deste projeto, o COB, em parceria com a Prefeitura do Rio, tem como objetivo prover toda estrutura para que atletas do Rio de Janeiro tenham todas as condições de treinarem e competirem de acordo com seus planejamentos, em busca de seus melhores resultados”, afirmou o diretor de Alto Rendimento do COB, Ney Wilson.
Uma das principais contrapartidas do programa é a oportunidade de intercâmbio dos atletas com a população centros de iniciação esportiva da Prefeitura do Rio.
Em junho, Barbara e Carol estiveram na Vila Olímpica Dr. Ivanir de Mello, em Ricardo de Albuquerque, para compartilhem suas experiências no esporte e realizarem clínicas com os alunos.
“Estar participando do Time Rio está sendo muito legal. Viajamos muito para torneios, mas é muito incrível ter um pouco dessa energia, desse contato, dessa proximidade com os alunos que curtem a nossa modalidade. Estou muito feliz”, afirmou Bárbara Seixas, ao site da Prefeitura do Rio, na ocasião da visita à Vila Olímpica.
Para integrar o Time Rio os atletas precisam atender a critérios gerais, como terem nascido ou residido no Rio por quatro anos nos últimos 10 anos; não estarem sendo beneficiados em outro programa de apoio público municipal ou estadual (não existe impedimento para recebimento de bolsas de programa de apoio federal ou para o recebimento de recursos das Loterias) e treinar no mínimo seis meses, não consecutivos, em instalações esportivas na cidade do Rio de Janeiro a cada ano. Há ainda critérios específicos determinados pelos dois comitês.