Uma das principais ações previstas na parceria é o mapeamento das MTCI no Brasil.
Esse projeto será realizado pelo Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS) grupo coordenado pela Fiocruz que produz evidências científicas para subsidiar a tomada de decisões por gestores.
O ObservaPICS reúne pesquisadores e colaboradores técnicos de várias instituições, incluindo o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) da OPAS, o Ministério da Saúde do Brasil e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
Dentre as outras ações a serem realizadas por meio do acordo, estão o intercâmbio de informações, a realização de pesquisas, a organização conjunta de seminários ou conferências e a divulgação de relatórios, artigos e trabalhos científicos.
MTCI no Brasil
As Medicinas Tradicionais Complementares e Integrativas (MTCI) são a soma de conhecimentos, habilidades e práticas baseadas nas teorias, crenças e experiências dos povos tradicionais de diferentes culturas, explicáveis ou não pela ciência, utilizadas na manutenção da saúde, bem como na prevenção, diagnóstico, melhoria ou tratamento de doenças físicas e transtornos mentais.
Como cada país compreende as MTCI de acordo com suas especificidades, as denominações também variam. No Brasil, são chamadas de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e contemplam:
Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura
Medicina Antroposófica
Homeopatia
Plantas Medicinais e Fitoterapia
Termalismo Social/Crenoterapia
Arteterapia
Ayurveda
Biodança
Dança Circular
Meditação
Musicoterapia
Naturopatia
Osteopatia
Quiropraxia
Reflexoterapia
Reiki
Shantala
Terapia Comunitária Integrativa
Yoga
Apiterapia
Aromaterapia
Bioenergética
Constelação familiar
Cromoterapia
Geoterapia
Hipnoterapia
Imposição de mãos
Ozonioterapia
Terapia de Florais