A experiência de Vitória no desenvolvimento de ações na área de segurança alimentar e nutricional rendeu à equipe do Banco de Alimentos Herbert de Souza, gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), convite para participar da oficina da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional das Cidades, em Curitiba (Paraná).
O evento ocorrerá de 1 a 3 de agosto e terá como objetivos sistematizar subsídios para elaboração da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no contexto urbano, e promover momentos de formação, de construção coletiva e visitas aos equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba.
Durante esse período, os profissionais do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SIsan) da Semas de Vitória passarão por formação, oficinas propositivas de construção e visitas a equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba.
Tudo organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, órgão ligado ao governo federal.
Para a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), Roseane Fernandes, a oportunidade de participação é uma demonstração do empenho da gestão atual no desenvolvimento de ações efetivas e exitosas para a garantia do direito humano à alimentação.
"Temos alavancado boas práticas em Segurança Alimentar e Nutricional, como o retorno do Restaurante Popular, o Programa Vix + Cidadania e a ampliação da equipe e de estratégias de captação intersetorias para o Banco de Alimentos Herbert de Souza.
Temos muito a contribuir com outros municípios, assim como podemos aprender e qualificar ainda mais nosso trabalho", destacou Roseane.
A gerente fez questão de ressaltar que a interação com outros profissionais agrega mais experiências as já desenvolvidas no município tanto nos aspectos teóricos quanto técnicos.
"Essa integração fortalece as ações para a implantação de políticas de SAN no município", disse ela.
Para a secretária de Assistência Social em exercício, Graziella Lorentz, garantir a representação da capital nessa Oficina permite que Vitória troque experiências com outros municípios e deixe registrada sua contribuição para as estratégias nacionais na garantia da Segurança Alimentar da população brasileira.
Cada vez mais Vitória se destaca como empreendedora em ações de SAN seja através da Semas ou mesmo com o esforço e inovações em outras secretarias.