Brasília, 20 de julho de 2023 estão abertas, até 14 de agosto deste ano, as inscrições para o Laboratório de Inovação em Saúde (Lis) voltado para experiências inovadoras em Vigilância em Saúde e Ambiente no município de Niterói, estado do Rio de Janeiro, Brasil.
A atividade é promovida pela Fundação Municipal de Saúde de Niterói, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
Dentro de um dos cinco eixos temáticos a seguir:
1) Práticas comunitárias de vigilância em saúde e ambiente
2) Experiências de educação e vigilância em saúde e ambiente
3) Experiências de arte, cultura e comunicação em vigilância em saúde e ambiente
4) Experiências de saúde digital e vigilância em saúde e ambiente
5) Gestão e práticas de vigilância no cuidado em saúde.
Podem participar iniciativas conduzidas no município de Niterói, entre 2019 e 2023, por gestores, trabalhadores de saúde, associações de moradores, coletivos, conselhos locais de saúde, professores, instituições de pesquisa ou ensino, artistas, desenvolvedores de software para uso em saúde digital, criadores de conteúdo, entre outros grupos com trabalhos relacionados à vigilância em saúde e ambiente.
Entre os critérios de seleção estão a participação social, o empoderamento social, a inovação, a adesão, o alcance, o impacto social e a replicabilidade da experiência.
O Laboratório selecionará 10 iniciativas inovadoras para compor um Mapa de Boas Práticas em Vigilância em Saúde e Meio Ambiente.
Entre elas, as três práticas mais bem pontuadas serão apresentadas na 17ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (17ª Expoepi), que ocorrerá em Brasília, Distrito Federal, Brasil, de 6 a 10 de novembro deste ano.
O Laboratório de Inovação também tem o objetivo de construir um repositório virtual de boas práticas em vigilância em saúde e ambiente para ser utilizado em atividades de educação permanente promovidas pela Fundação Municipal de Saúde de Niterói.